O objectivo da canaricultura é a qualidade e não a quantidade. Por isso, criador inexperiente não deve iniciar sua criação com um número muito grande de casais. Se a intenção for ter um ou dois casais por passatempo, sem preocupação com a qualidade, baste que os canários sejam saudáveis. Entretanto, se a intenção for criar canários para concursos, deve-se começar com casais de qualidade reconhecida ou de raça.
O criador deverá então afiliar-se a um clube ornitológico, que lhe possibilitará a compra de anilhas para registro de filhotes e a participação em concursos, além da assistência e do convívio com outros criadores.
Para conseguir bons pássaros é prudente visitar criadores de prestígio, que podem dar orientações valiosas sobre o acasalamento pretendido e fornecer matrizes com qualidade técnica. Algumas regras devem ser lembradas na hora da compra:
- Desconfie de pássaros baratos, pois geralmente são de qualidade inferior ou portadores de alguma infecção. É melhor começar com poucos casais de qualidade do que com muitos ruins.
- Compre somente canários com anilhas e solicite seu pedigree.
- Não confie somente no seu "gosto" para avaliar um canário que deseja comprar. Certifique-se se ele está dentro dos padrões da cor ou raça desejada. Se possível, solicite conselhos de um especialista.
- Não compre exemplares fracos ou enfermos, por melhor que seja seu pedigree, pois um pássaro nessas condições não será um bom reprodutor.
- Lembre-se que um pássaro saudável é esperto e alegre. Sua barriga deve ser limpa e sem manchas, seus pés e dedos sem crostas ou tumefações e sua respiração silenciosa e sem chiado.
Nem sempre um canário que obteve primeiro lugar num concurso é o mais adequado para criação. Existem canários espectaculares, em termos de plantel e criação, que não teriam grandes chances numa mesa de julgamento, por estarem com a plumagem desarrumada ou um pouco gordos, quebrando assim a harmonia visual. Seria muito fácil acasalar uma fêmea campeã e um macho campeão para obter novos campeões. Claro que os pássaros classificados em concursos possuem qualidades, mas também é muito importante a sua origem e potencialidade genética. Isso justifica uma frase muito popular entre os canaricultores: "É preferível um pássaro razoável de uma excelente criação do que um pássaro excelente de uma criação razoável".
Nenhum comentário:
Postar um comentário